o que é omnichannel

Saiba o que é omnichannel e entenda mais sobre ele!

Atualmente, as empresas que se destacam no mercado são as que oferecem a melhor experiência possível para seus clientes — qualquer que seja o segmento em que atuam. Uma das formas de fazer questão que isso aconteça é ter uma comunicação eficiente, algo que pode ser conquistado através do conceito de omnichannel. No entanto, se você não sabe exatamente o que é omnichannel, não se preocupe; neste texto nós explicamos.

Na sequência, você poderá ver o que é omnichannel, os motivos para aplicar este conceito e mais informações a respeito da sua aplicação na área da saúde. Continue a leitura e saiba mais!

O que é omnichannel?

Omnichannel é um conceito que pode ser explicado pela origem da palavra. “Omni”, do latim, significa “inteiro” ou “tudo”, enquanto “channel”, do inglês, quer dizer “canal”. Portanto, omnichannel pode ser entendido como “todos os canais”. Basicamente, o conceito diz respeito à integração de todos os canais de comunicação de uma empresa.

O conceito de omnichannel diz que a comunicação através do site, do blog, das redes sociais, do WhatsApp, entre outros, além de todos os meios diretos — incluindo presencialmente — deve seguir a mesma linha. Assim, o cliente tem a sensação de que está sempre lidando com a mesma “pessoa”, isto é, a empresa, e tem uma experiência mais satisfatória no geral.

Contudo, é importante não confundir omnichannel com multichannel. Enquanto o multichannel é apenas estar presente em diversos canais, o omnichannel tem mais a ver com essa integração de todos os canais, criando uma linguagem única e fazendo com que cada cliente sempre saiba o que esperar, independente do meio de contato.

Por que aplicar este conceito?

A primeira razão para entender o que é omnichannel e por que aplicá-lo é justamente a melhoria da experiência do cliente. Muitas das maiores empresas do mercado brasileiro, incluindo a gigante varejista Magazine Luiza, se destacam por utilizarem a técnica e obterem grandes resultados a partir dela.

Com uma melhor experiência oferecida, outros benefícios, que afetam diretamente a empresa, também são obtidos. Mais clientes se fidelizam, a imagem da marca passa a ser instantaneamente reconhecida e as vendas aumentam.

Além disso, uma presença constante e bem definida em todos os meios de comunicação possíveis ainda ajuda a coletar mais informações sobre cada cliente em potencial, aumentando as chances de conquistar conversões.

Saiba mais sobre o omnichannel na área da saúde

Se em outros setores entender o que é omnichannel e sua aplicação ajuda a atrair mais clientes, na área de saúde o conceito pode trazer mais pacientes. No entanto, ele pode ser ainda melhor aqui. Isso porque, apesar de ser comum no varejo, o omnichannel ainda não está completamente presente na área da saúde.

Na prática, clínicas e consultórios que o colocarem em prática logo terão um grande diferencial competitivo.

Com a união de todos os dados coletados através de diferentes plataformas, os atendimentos poderão ser agilizados e uma boa parte do histórico do paciente poderá estar nas mãos dos médicos — aumentando a eficácia de cada consulta.

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