Gerencie as confirmações de sua clínica na palma da mão com o nosso aplicativo.

análise de agendamentos

Saiba a importância da análise de agendamentos

Clínicas e hospitais são instituições que possuem diversas atividades complexas na sua rotina, e garantir a sua boa execução é imprescindível para o seu sucesso. Uma das atividades mais importantes dentro de uma clínica são os agendamentos, por isso, a análise de agendamentos é fundamental.

Os agendamentos, tanto de consultas quanto de exames, garantem o funcionamento do local, afinal, sem agendamento, sem paciente. Por ser tão importante, é necessário garantir que essa tarefa seja realizada da melhor forma possível.

Confira no texto a seguir o que é a análise de agendamento e os benefícios que ela traz para a sua clínica. Boa leitura!

O que é a análise de agendamentos?

Como seu próprio nome já diz, é a análise dos agendamentos de uma clínica, seja ele qual for. Ela é feita através da análise de indicadores, cujo estes podem ser do próprio agendamento, cancelamento ou dos profissionais.

Para avaliar os indicadores do cancelamento, ou seja, a causa dos cancelamentos da sua clínica, é preciso descobrir os seus motivos. Uma clínica com um bom controle da sua agenda não costuma ter problemas com os cancelamentos sem antecedência. O grande problema está nas desmarcações de última hora, que causam até mesmo prejuízos econômicos.

Os indicadores do agendamento em geral, analisam o comportamento do paciente, como o indicador de horários, por exemplo. Ele pode indicar qual é o horário em que os pacientes da clínica mais agendam consultas, e assim, ações podem ser tomadas.

Já os indicadores dos profissionais apontam a quantidade de faltas dos pacientes nos atendimentos de cada profissional. Esse recurso, apesar de não ser voltado para o paciente, faz toda a diferença na agenda de uma clínica. 

Importância da análise de agendamentos

1. Melhor controle da agenda

Com a análise de agendamentos, o controle da agenda estará nas suas mãos. Analisando os indicadores é possível verificar o andamento das demandas, e principalmente, verificar erros e suas possíveis soluções.

Ter o controle da agenda médica da sua clínica é garantir o funcionamento dela, e melhor atendimento para os pacientes.

2. Diminuição de faltas

Ao analisar os agendamentos da sua clínica, os indicadores de falta serão, com certeza, os mais analisados. Isso porque, a falta sem antecedência causa diversos problemas para sua clínica. 

Portanto, analisar os indicadores de faltas e assim, solucionar os problemas que as causam. 

3. Auxilia no crescimento da sua clínica

Podemos dizer que, ter melhor controle da agenda e a diminuição de falta são dois fatores importantes que irão contribuir positivamente para sua clínica. 

Além desses dois fatores, pensar em estratégias que contribuam para o melhor funcionamento da clínica é essencial para seu crescimento. Essa é uma característica importante para toda clínica que busca o sucesso.

Para uma análise eficiente é preciso de ferramentas que facilitem e auxiliem diretamente nisso. E nós podemos te ajudar! A Nina é um sistema de confirmação de consultas e exames, mas não apenas isso. Uma das ferramentas da Nina é, justamente, a gestão de dos principais indicadores da sua clínica. 

Com ela, é possível ter gráficos de indicadores dos profissionais, faltas e percentuais de presença. Para conhecer mais sobre o que a Nina pode fazer pela sua clínica, é só clicar aqui

Post a Comment