prontuário eletrônico

Prontuário eletrônico: o que é e vantagens

O prontuário eletrônico faz parte da rotina de muitas clínicas especializadas e tem o papel de facilitar os atendimentos, tanto para as clínicas quanto para os pacientes. Com ele, você reúne todas as informações sobre um paciente em um só local digital, de forma que todo o atendimento seja mais eficaz e os processos organizacionais se otimizem, aprimorando o que já era feito com o prontuário de papel.

Pensando nisso, nós separamos 4 dicas para você saber conhecer as vantagens do prontuário eletrônico e aderir já! Vamos lá?

As vantagens de investir no prontuário eletrônico

1. Mais espaço e menos custo

Já parou para pensar em quanto espaço pode ser otimizado sem pilhas de prontuários de papel? Essa modernização pode trazer boas novas para o seu ambiente, permitindo que você o utilize de uma nova forma, até mesmo mais produtiva. Quem sabe investindo em um novo espaço para atendimento?

Segundo regulamentação do CFM (Conselho Federal de Medicina), é indicado que os prontuários em papel sejam guardados por um período de, no mínimo, 20 anos. Quando digitalizados, eles podem ser eliminados com muito mais facilidade.

Além disso, ao utilizar menos papel, você economiza e garante uma forma mais segura de investir o seu dinheiro. Afinal, mesmo a pessoa mais organizada pode realocar documentos em papel para outras áreas da clínica e criar um verdadeiro caos ao longo do tempo! 

Assim, todo o investimento utilizado para a impressão é eliminado junto com o papel. Isso permite que você possa investir o dinheiro gasto em outras ferramentas para sua clínica, fidelizando ainda mais seus pacientes. E, de quebra, ainda contribui com o meio ambiente!

2. Integração de informações

Com a integração dos dados do paciente, você mantém em um só lugar tudo o que precisa,  inclusive as informações sigilosas — permitindo que se aumente o nível de detalhes para que a sua análise seja até mais eficaz, com a certeza de que tudo o que você precisa estará a um clique, centralizando todos os dados.

Isso possibilita até mesmo a diminuição de extravio de dados, otimizando seu tempo, que, antes, seria gasto na repetição de perguntas já feitas em atendimentos anteriores, por exemplo.

3. Acessibilidade garantida

Como apontado pelo CFM, todos os dados do prontuário precisam estar disponíveis e com fácil acesso, de modo que, quando solicitado pelo paciente ou médico, sejam facilmente encontrados.

Outro fator importante é que todos os prontuários dos pacientes da clínica podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora, bastando um dispositivo eletrônico, seja ele um tablet, computador ou smartphone.

4. Segurança dos dados

Tanto a inserção quanto a transmissão dos dados clínicos do paciente permanecem seguros, visto que, antes, muitas prescrições assinadas pelo médico poderiam ser ilegíveis.

Como acessados através de um software com armazenamento na nuvem, todos os dados são protegidos, até mesmo em casos de acidentes ou furtos — o que permite que sua conta não seja afetada em nenhuma circunstância.

E você, o que achou sobre as vantagens de investir no prontuário eletrônico? Para continuar recebendo o nosso conteúdo e ficar por dentro de tudo que envolve a tecnologia na gestão de clínicas, siga-nos no Facebook e no Instagram!

Post a Comment