tendências de tecnologia para área médica

Confira as principais tendências de tecnologia para área médica

As tendências de tecnologia para área médica estão crescendo cada dia mais. Que a tecnologia está por todas as partes não é novidade, e na área médica a tecnologia já é um aliado essencial. 

Seja em qual momento for, no atendimento inicial até a consulta, a tecnologia oferece diversas facilidades. Implantar essas facilidades em sua clínica traz benefícios que irão trazer muitos retornos.

Conheça no texto a seguir as principais tendências de tecnologia para área médica. Boa leitura!

Tendências de tecnologia para área médica: conheça as principais

1. Realidade virtual

Esse conceito pode ser definido como a inserção humana em um mundo virtual, criado por um sistema computacional. Atualmente, essa tecnologia é mais utilizada para o entretenimento— porém, esse cenário está mudando. Cada vez mais essa tecnologia está se desenvolvendo e sendo inserida em outras áreas. 

Na medicina essa tecnologia está sendo bastante utilizada no aprendizado de futuros médicos. Com a criação do ambiente digital, o aluno pode treinar procedimentos e visualizar uma representação fidedigna do corpo humano.

No geral, essa tecnologia é utilizada para a aprendizagem, visando formar profissionais mais capacitados.

2. Robótica

A robótica já é uma das principais tendências de tecnologia para área médica há muito tempo. Porém, essa tendência está em constante desenvolvimento por ser bastante promissora. 

Muitos ainda pensam que os robôs irão substituir o trabalho humano, o que não é verdade. Eles servem como um auxílio para os médicos e não funcionam autonomamente. 

São bastante utilizados em cirurgias, principalmente as mais complicadas em partes do corpo de difícil acesso. Com os robôs é possível ter uma visão excelente graças às suas micro câmeras.  

3. Softwares de gestão

O número de clínicas que utilizam algum software para auxiliar no gerenciamento está crescendo. Essas ferramentas servem para organizar o trabalho local. Para aumentar a produtividade, busca otimizar a equipe e integrar as informações dos diferentes setores.

Servem também para manter o controle de tarefas, melhorando o planejamento e reduzindo o tempo de trabalho dos funcionários. 

4. Telemedicina

A telemedicina consiste no uso da tecnologia para a realização de toda prática médica realizada a distância. Essa tendência já existia há algum tempo, porém, com a pandemia teve um crescimento arrebatador. 

Com a necessidade de diminuir a circulação em hospitais e clínicas, essa medida foi adotada para consultas menos urgentes. Ou seja, consultas de rotina ou qualquer outro tipo de atendimento não urgente é tratado via internet. 

O atendimento inicial costuma ser feito por meios como o WhatsApp. Buscando tirar dúvidas ou até mesmo marcar consultas e confirmar presença. Além do atendimento inicial, é possível também realizar consultas via chamada de vídeo. 

Por ter diversos benefícios, essa tendência tende a continuar em alta até mesmo depois da pandemia. Alguns desses benefícios são a maior agilidade no atendimento, mais acessibilidade e maior aproximação com os pacientes. Se feita com êxito, a telemedicina pode trazer bons resultados para sua clínica. 

Gostou de saber quais são as principais tendências de tecnologia para área médica? Se sim, te convidamos a acessar o nosso site e conferir tudo que a Nina Tecnologia tem a oferecer e leve mais tecnologia para sua clínica! Confira também as nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Post a Comment