Teleconsulta: como fazer uma visita online ao médico

Uma teleconsulta pode ajudá-lo a obter os cuidados necessários sem sair de casa durante a pandemia do COVID-19. Veja como uma visita online ao médico funciona e entenda suas vantagens.

O que é uma teleconsulta

A pandemia do novo coronavírus mudou não apenas a maneira como as pessoas se encontram socialmente, mas também o modo como recebem assistência médica

Com as novas regras de isolamento social impostas como medida para evitar o contágio e proliferação do vírus, a tecnologia se mostrou mais necessária do que nunca. 

Em meados de março, o Ministério da Saúde publicou uma portaria regulamentando o uso da telemedicina no Brasil.

A norma, de caráter excepcional, autoriza o suporte médico à distância por meio da internet, através de softwares ou plataformas específicas.

A telemedicina engloba várias áreas de atuação, tais como:

  • Teleorientação: o médico oferece orientação a distância e encaminha pacientes ao isolamento. 
  • Telemonitoramento: o médico monitora os parâmetros de saúde e de avanço de doenças em pacientes. 
  • Teleinterconsulta: médicos podem trocar informações e opiniões que auxiliem em um diagnóstico ou tratamento.

A ferramenta é uma alternativa para todo sistema de saúde no Brasil, público e privado.

Como funciona a teleconsulta

Todos os atendimentos via teleconsulta devem ter as informações registradas em prontuários clínicos, com horário, dados de atendimento e número de registro do Conselho Regional de Medicina. 

Casos novos de coronavírus deverão ser notificados, mas sempre garantindo integridade, segurança e sigilo das informações.

Com um dispositivo eletrônico com acesso à Internet, você poderá consultar seu médico de forma online, a partir da conveniência e segurança da sua casa.

A teleconsulta pode atender a uma série de necessidades de saúde, tais como:

  • Atendimento urgente, incluindo avaliação de possível infecção por COVID-19;
  • Cuidados primários, incluindo gerenciamento de medicamentos;
  • Emissão de atestados e receitas médicas;
  • Aconselhamento;
  • Atendimentos pré-clínicos de suporte assistencial e de monitoramento;
  • Consulta com especialistas.

Sobre os resultados desse tipo de atendimento, a grande maioria do público relata uma experiência positiva com a telemedicina

O fator de conveniência conta muito, uma vez que não há necessidade de uma viagem de carro e as preocupações com higiene e segurança ao sair de casa em meio a pandemia.

Além disso, o atendimento online diminui a movimentação nos órgãos de saúde, o que também contribui para diminuir o riscos para os profissionais que atuam no local e pacientes internados. 

Consultas médicas online são seguras?

Os centros médicos usam rigorosas medidas de privacidade para proteger as pessoas online. 

O software de segurança mantém as informações pessoais privadas. Um processo chamado criptografia bloqueia o acesso a atividades de compartilhamento de vídeo e tela. 

Senhas e reuniões somente para convidados garantem ainda mais segurança para a sua teleconsulta.

Como agendar uma teleconsulta

Algumas empresas e sistemas de saúde oferecem serviços online para aconselhamento ou atendimento de urgência que não exigem agendamento. 

Esses serviços “sob demanda” podem estar disponíveis na sua clínica ou como parte do seu plano de saúde. 

As clínicas de saúde ambulatoriais, por outro lado, agendam visitas em vídeo, exatamente como fazem com consultas presenciais. Esse pode ser o caso do seu médico.

Acesse o site ou ligue para sua clínica para saber mais sobre as opções e informações necessárias para a uma teleconsulta.

Na data marcada para a sua consulta, você receberá instruções para fazer login no sistema de visitas em vídeo da clínica e se conectar.

Como se preparar para uma teleconsulta

Realizar uma teleconsulta é muito mais fácil e simples do que você provavelmente imagina.

São recomendados apenas alguns cuidados com o dispositivo usado e conexão com internet:

  • Verifique sua câmera e verifique se o dispositivo possui alto-falantes e microfone ou fone de ouvido.
  • Se você estiver usando um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet, encontre uma área em sua casa com Wi-Fi ou dados móveis fortes. E verifique se você possui bateria suficiente antes de iniciar seu atendimento.

Como você faz em qualquer consulta, esteja pronto para falar sobre o motivo da sua visita, incluindo sintomas novos ou alterados. Além disso, tenha à mão sua lista de medicamentos e suplementos.

Como implementar a teleconsulta na sua clínica 

Se você trabalha na área da saúde e deseja oferecer a possibilidade de teleconsulta para os seus clientes, recomendamos o uso de um software desenvolvido para cumprir essa função.

A Nina Tecnologia é uma empresa especializada em organizar o setor de atendimento de clientes, utilizando inteligência artificial e tecnologia de ponta.

Trata-se de uma plataforma omni channel que funciona integrada ao sistema de gestão da clínica. 

Por meio de WhatsApp, SMS, e-mail e push notification, o software entre em contato com o paciente para realizar a confirmação de presença em consultas e exames.

No caso da teleconsulta, o sistema realiza as chamadas de vídeo através do Google Meet, sendo que não é necessário que o cliente instale nenhum software para conseguir participar. 

Outra grande vantagem que a plataforma oferece, é integração da vídeo chamada ao sistema de gestão da clínica, que possui o prontuário eletrônico do paciente. Desta forma, o Nina consegue criar o link da sala dentro do prontuário para cada consulta.

Para facilitar a vida tanto do profissional quanto do cliente, o software envia uma mensagem de confirmação da teleconsulta e notifica via WhatsApp o paciente quando o médico entra na sala.

Atualmente a Nina Tecnologia realiza mais de 300 teleconsultas por dia, sendo o canal ideal para conexão entre médicos e pacientes.

Nosso sistema é disponibilizado em modo SaaS (software como serviço), o que significa que você pode utilizá-lo de forma rápida e simplificada, no melhor modelo de negócio para a sua empresa.

Quer levar mais tecnologia para sua clínica e expandir suas possibilidades de atendimento? Entre em contato conosco!

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