saúde digital

Você sabe o que é a saúde digital?

A saúde digital é um conceito já existente que, com a pandemia do covid-19, teve um grande salto. Unindo a saúde e a tecnologia, o conceito já está implantado em muitas clínicas médicas e hospitais.

Objetivando nada mais do que facilitar as rotinas diárias desses locais, a saúde digital faz da tecnologia, um aliado na medicina. Para conhecer mais sobre esse conceito e os seus benefícios, é só continuar a leitura!

O que é a saúde digital?

O conceito de saúde digital diz respeito a toda tecnologia utilizada nos meios médicos, ou seja para o tratamento de doenças ou atendimento ao paciente. É, portanto, a utilização da tecnologia na medicina, seja em qual setor, buscando a otimização dos mesmos.

De acordo com o Ministério da Saúde a saúde digital ‘’compreende o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis, sobre o estado de saúde para quem precisa, no momento que precisa’’.

Mesmo antes da atual situação pandêmica que vivemos, a saúde digital já era um termo abordado pelos especialistas. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde, iniciou a criação de um plano que tinha como principal objetivo incentivar o uso das tecnologias na medicina. 

Dessa forma, a saúde seria promovida para todos e em todos os lugares, por meio da tecnologia. E, podemos dizer que este é o principal objetivo da saúde digital, levar uma saúde de qualidade para todos. 

Quais são as vantagens da saúde digital?

1. Auxilia na gestão da equipe

Já definimos que o conceito de saúde digital é a utilização de recursos tecnológicos nessa área. Portanto, ao utilizar uma tecnologia que auxilia a gestão da equipe da sua clínica, você está colocando o conceito em prática. 

Ao implementar um software de gestão, por exemplo, você obtém todos os benefícios que essa tecnologia oferece. Além da gestão da equipe, com a tecnologia dos softwares é possível realizar todos os processos administrativos da sua clínica médica em um só lugar.

A parte financeira é também auxiliada pela tecnologia e com ela, os responsáveis podem gerenciar a contabilidade e os fluxos de caixa da clínica. Seja qual for o setor dentro da clínica, a tecnologia ajuda a melhorar o desempenho da equipe.

2. Melhora no atendimento ao paciente

Além de beneficiar a equipe de uma clínica adepta a saúde digital, os pacientes também são beneficiados. 

A tecnologia voltada para melhorar a experiência do paciente em clínicas médicas pode ser encontrada em diversos setores. Um exemplo de tecnologia que atua no atendimento ao paciente é relacionado a confirmação de consultas. 

Além disso, existem diversas outras inovações que focam no melhor atendimento ao paciente e podem ser no atendimento inicial ou diretamente na consulta. A telemedicina é também um bom exemplo de como o atendimento é impactado positivamente com a tecnologia. 

Como tornar a minha clínica mais digital?

Para tornar a sua clínica mais digital, ou seja, adepta ao conceito que te apresentamos, basta buscar a melhoria dos processos atuais da sua clínica. Para o passo inicial, procure os processos que apresentam problemas e utilize a tecnologia para solucioná-los.

Se o principal problema da sua clínica no momento está relacionado com a falta dos pacientes, por exemplo, busque a solução deste problema. 

Aos poucos a sua clínica estará cada vez mais digital! Gostou deste conteúdo? Para não perder os próximos, acompanhe as nossas redes sociais, no Facebook e Instagram

Post a Comment