confirmação de presença

Qual é o melhor meio de comunicação para confirmação de presença?

A confirmação de presença é uma ferramenta fundamental para clínicas e consultórios. Com ela, os pacientes são relembrados da consulta que marcaram e podem confirmar se realmente poderão comparecer. Caso algum imprevisto surja, eles conseguem comunicar que não irão mais, o que permite que a clínica remaneje os horários e não sofra nenhum tipo de prejuízo.

Nós temos um texto inteiramente dedicado a mostrar a importância de um sistema de confirmação de presença para clínicas. Você pode conferi-lo através deste link.

Mesmo que a confirmação de presença tenha importância comprovada, muitos ainda têm dúvidas a respeito de qual é o melhor meio de comunicação para estimular os pacientes a confirmarem ou não suas consultas.

Hoje, é possível utilizar diferentes meios, sendo que cada um deles tem suas vantagens. No restante deste texto, a Nina Tecnologia lista cada um deles, assim como seus benefícios, e mostra qual é o melhor.

Acompanhe!

Quais são os meios de comunicação para confirmação de presença?

WhatsApp

Atualmente, o WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas do Brasil. Graças a isso, ele não poderia deixar de ser um dos meios de comunicação para confirmação de presença.

Ao enviar uma mensagem pelo Whats e solicitar que o paciente confirme sua presença por lá, a probabilidade de que ele veja a mensagem é muito grande — visto que uma parte considerável da população usa o aplicativo.

Além disso, o WhatsApp é o meio de comunicação com a melhor taxa de resposta por parte dos pacientes — com cerca de 80%.

SMS

Ainda que o WhatsApp seja quase unanimidade, ele é um serviço que exige internet. Como nem todos contam com planos de internet móvel em seus celulares, é possível que muitas pessoas não recebam a mensagem em tempo hábil.

Nesses casos, o SMS é uma ótima solução. Mesmo sem internet, praticamente todos estamos sempre com nossos celulares no bolso. Com o envio do SMS, até mesmo quem não tem internet o tempo inteiro será relembrado da consulta e poderá confirmar se poderá comparecer ou não.

No entanto, sua taxa de resposta é baixa, principalmente se comparada ao WhatsApp. Apenas 20% dos pacientes costumam responder.

Chamada telefônica

Com as duas opções anteriores, assume-se que os pacientes receberão as mensagens. Afinal, os celulares são presença garantida em nossas rotinas. No entanto, isso é apenas uma suposição; não é possível ter certeza de que eles realmente viram a mensagem. O nosso sistema, por exemplo, apenas considera como confirmado quem viu a mensagem e a respondeu.

A chamada telefônica resolve este problema. Ela vem para alcançar pacientes que não têm celular ou que sofrem com dificuldades com ele. A partir do momento que o paciente atende o telefone, a clínica pode ter a certeza de que a comunicação alcançou o público desejado.

E-mail

Ainda que o público mais jovem não seja tão adepto do e-mail, ele ainda é uma inegável força, especialmente para assuntos mais formais. E, no final das contas, a confirmação de uma consulta não deixa de ser algo relativamente formal.

Caso seus pacientes façam parte do público que está constantemente checando e-mails, a confirmação de presença por ele também pode ser uma ótima solução.

Push notification

Por último, temos as notificações. No final das contas, elas seguem a mesma lógica do SMS — partir do princípio que as pessoas estão sempre com seus celulares e assumir que elas verão a mensagem e confirmarão a consulta.

A diferença do push notification é que o paciente precisa autorizar o recebimento de notificações diretamente pelo navegador, seja no computador ou no celular. Por isso, talvez a solução acabe não sendo tão prática quanto as outras.

E qual é o melhor meio de comunicação para confirmação de presença?

Com tantas opções, vem a dúvida: qual é o melhor meio de comunicação para confirmação de presença? A verdade é que essa resposta depende do seu público. Como citamos ao longo do texto, algumas pessoas usam certos aplicativos mais que outros. O que é realmente importante é que você conte com o maior número de opções possível.

E, com o Nina Confirmation Call, nosso sistema de confirmação de presença, você obtém todos os meios que nós citamos neste texto. Na prática, isso quer dizer que você será capaz de alcançar seu público pelo meio que quiser — e até mesmo por vários deles ao mesmo tempo, tendo a certeza que, de uma forma ou de outra, seus pacientes serão relembrados da consulta que marcaram.

Para saber mais informações sobre o sistema, entre em contato conosco hoje mesmo!

E se tiver gostado do texto e quiser receber mais, siga-nos no Facebook e no Instagram!

Post a Comment