integração de informações

Como a integração de informações pode auxiliar sua clínica

Muitos são os fatores que influenciam o sucesso de uma clínica, indo muito além apenas do atendimento dos médicos. É claro que o atendimento precisa ser bom, mas existem outros fatores administrativos e internos que fazem toda a diferença para melhorar os processos da clínica. E um deles é a integração de informações, assunto deste texto.

Ter todas as informações integradas é algo que irá exigir investimento, mas que, no final das contas, entrega resultados tão positivos que vale muito a pena. Na sequência, você poderá entender melhor. Isso porque a Nina Tecnologia te mostra quais são as principais vantagens da integração de informações na clínica e ainda explica como implementá-la.

Continue lendo e entenda!

Quais são as vantagens da integração de informações na clínica?

O grande objetivo de apostar na integração de informações é ter todos os dados dos pacientes e da clínica reunidos em um só lugar. Com isso, diferentes vantagens são conquistadas. Entre elas:

Redução de custos operacionais

Tendo essas informações em um local único, ao qual todos os colaboradores tenham acesso, é possível encontrar os dados necessários com uma velocidade muito maior, o que aumenta a produtividade. Com uma equipe produtiva, seus custos com as operações da clínica caem drasticamente.

O dinheiro que seria usado para contratar outro funcionário de atendimento, por exemplo, pode ser investido em equipamentos tecnológicos ou em cursos de capacitação para todos os funcionários.

Aumento da qualidade de atendimento

Pense no caso de um paciente que se consulta em sua clínica há um certo tempo. Você já tem diversas informações sobre ele nos prontuários, certo? Porém, como ele já frequenta o local há anos, pode ser difícil encontrar as informações mais relevantes em meio a um prontuário comum, visto que são muitos dados coletados e distribuídos por documentos diferentes.

Com a integração de informações, todos os dados de cada paciente ficam reunidos em um só local, e é muito fácil buscar e acessar o que é realmente relevante para o médico que irá fazer o atendimento. Isso agiliza todo o processo e dá ao paciente a sensação de que o médico o conhece a fundo, aumentando muito a qualidade das consultas.

Maior segurança de dados

Como você poderá ver no final do texto, a integração de informações é feita através de um software, sendo que todos os dados ficam armazenados na nuvem. Dentro do software, as informações são protegidas por criptografia, um sistema que codifica as informações e torna impossível que terceiros tenham acesso a elas. Não à toa, a criptografia é considerada um dos métodos mais seguros existentes.

Quem não aposta na integração de informações e tem os dados nos antigos documentos em papéis está sujeito a alguns problemas, como risco de roubo de informações e deterioração dos papéis. É preciso ter cuidado, e integrar é a melhor forma de garanti-lo.

Como implementar a integração de informações na clínica?

Nós praticamente já explicamos; a integração de informações deve ser implementada por meio de um software. É nele que esses dados ficarão registrados, e é através dele também que o acesso a tais informações será feito.

É muito simples contar com um. Basta pesquisar no mercado as diversas opções existentes, conhecer a fundo cada uma delas, ver qual se encaixa mais à sua realidade e contratar o serviço. O processo de instalação é feito pela própria empresa, que ainda dará assistência técnica no caso de problemas.

Com as informações que nós trouxemos neste texto, sua clínica pode ser muito mais eficiente e oferecer sempre o melhor para cada cliente, não acha? Caso tenha gostado e queira continuar recebendo conteúdo médico, siga a Nina Tecnologia no Facebook e no Instagram!

Post a Comment