Gerencie as confirmações de sua clínica na palma da mão com o nosso aplicativo.

gestão de processos para clínicas

Conheça a gestão de processos para clínicas

A gestão de processos para clínicas pode ser tudo o que a sua clínica precisa. Uma gestão de processos garante a organização e bom funcionamento do local e envolve todos os setores presentes nela. Uma gestão de processos eficiente, além de garantir a organização, beneficia os colaboradores e pacientes. 

No texto a seguir vamos explicar como funciona a gestão de processos para clínicas, suas vantagens e como aplicá-la. Confira!

O que é a gestão de processos?

A gestão de processos é, em termos simples, a administração dos diversos setores de uma clínica, buscando a integração entre os mesmos. As ações presentes nessa gestão visam a melhor administração das atividades diárias presentes em uma clínica médica, de forma colaborativa.

Especialmente dentro de uma clínica, uma atividade impacta a outra, seja diretamente ou indiretamente. Por exemplo, o atendimento inicial impacta posteriormente na consulta com o médico. Ou seja, para proporcionar qualidade para os pacientes, todos os setores devem estar alinhados. 

E, é esse alinhamento que a gestão de processos para clínicas busca, para, dessa forma, obter organização e oferecer o melhor serviço para os pacientes.

Quais as vantagens da gestão de processos para clínicas?

Entre as diversas vantagens que a gestão de processos para clínicas proporciona, a principal delas é o aumento da produtividade. Isto é, com a gestão preparada para direcionar os funcionários, as suas funções estarão devidamente esclarecidas. 

Além disso, com uma gestão de processo para clínicas a diminuição dos erros é significativa. O principal motivo disto é a organização resultada da gestão, que possibilita a proatividade. Ou seja, é possível prever erros e solucioná-los antes mesmo deles acontecerem.

E a vantagem mais atrativa da implantação da gestão de processos para clínicas é o aumento da qualidade dos seus serviços. Com o aumento da qualidade, consequentemente os níveis de satisfação dos pacientes aumentam também. 

Como aplicá-la com eficiência? 

1. Mapeie os processos da sua clínica

Antes de iniciar quaisquer grandes mudanças, é preciso avaliar os processos que existem na sua clínica e o seu funcionamento. Para isso, é possível fazer um levantamento sobre tudo o que envolve a clínica e suas atividades. 

Por exemplo, é preciso analisar o atendimento, agendamento de consultas e exames, consultas médicas, entre outros. Somente dessa forma é possível ter uma boa visualização das falhas presentes nele e assim, solucioná-las.

2. Prepare a equipe

Uma das bases da gestão de processos é a integração da equipe entre si e com o gestor. Para preparar a equipe é preciso motivá-la e instruí-la da melhor forma possível. Deixar claro as mudanças a serem feitas, seus benefícios e como realizá-las.

A melhora da comunicação interna é um dos fatores que garantem que a gestão seja eficiente. Para isso é preciso esclarecer todos os pontos e estar aberto a quaisquer dúvidas e sugestões que possam surgir.  

3. Use a tecnologia ao seu favor

A tecnologia está diretamente associada à gestão de processos. Seja em qual segmento for, o uso de softwares para facilitar e organizar as atividades diárias é um ótimo aliado. 

Hoje em dia, existem diversos softwares que auxiliam e otimizam os processos na sua clínica. Vamos te apresentar um sistema que soluciona um problema comum dentro de uma clínica: as faltas dos pacientes.

O sistema de confirmação de consultas da Nina otimiza e facilita os agendamentos da sua clínica médica. Para conferir todas as vantagens do sistema, é só clicar aqui!

Post a Comment