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Erros que sua clínica pode estar cometendo no atendimento ao paciente

Oferecer um atendimento ao paciente de qualidade é algo essencial, que deve ser colocado como prioridade na rotina de uma clínica médica. Deixar de prestar atenção nisso, pode resultar em insatisfação, perda de clientes e, consequentemente, redução no faturamento da empresa. 

Neste conteúdo, separamos alguns erros que, mesmo sem intenção, podem estar sendo cometidos na sua clínica, prejudicando a forma como o paciente enxerga o ambiente, os profissionais e a qualidade dos serviços oferecidos. Continue a leitura e confira como evitar ou deixar de cometer essas falhas. 

Desorganização nos agendamentos 

Esse é um dos problemas enfrentados por instituições da saúde que pode prejudicar, e muito, o atendimento ao paciente. Ter uma má gestão dos agendamentos afeta a rotina de trabalho do médico, que acaba confundindo horários, atrasando consultas e afetando o próprio desempenho profissional.

Imagine uma clínica em que utiliza-se caderno e caneta para realizar a organização dos agendamentos da semana. Em um cenário como esse, não são raras as situações em que o paciente chega na clínica e precisa aguardar muitos minutos até ser atendido, pois o médico esqueceu do horário ou acabou não sendo comunicado. 

Felizmente, hoje existem ferramentas que auxiliam nesse processo. Com uma agenda médica online, por exemplo, o médico se mantém atualizado em tempo real sobre os horários que precisa cumprir durante o dia e quais os pacientes que irá atender.

Da mesma forma, a secretária, profissional muitas vezes responsável pela organização da agenda médica da clínica, consegue atualizar todas as informações com muito mais facilidade, independente de quantos médicos e pacientes a clínica possua. 

Com essa tecnologia é possível, por exemplo, realizar alterações em massa, em que pode-se alterar vários agendamentos de uma única vez, apenas filtrando um grupo de pacientes por data, sala ou profissional. Ou seja, o que antes levava muito tempo, acaba sendo resolvido em poucos cliques. 

Falta de comunicação com os pacientes

Outro ponto que afeta a qualidade do atendimento ao paciente, é a falta de comunicação. Ou seja, o ideal é manter uma comunicação ativa com o paciente durante toda a jornada dele na clínica, desde o primeiro contato até o fim do seu tratamento. 

Dessa forma, é importante que a clínica adote alguns hábitos, como o envio de avisos automatizados para lembrar o paciente sobre o agendamento feito, evitando que ele se esqueça da consulta marcada e demonstrando cuidado com a saúde dele.

Além disso, a clínica também pode adotar outras formas de comunicação, como o envio de mensagens em datas especiais e o envio de e-mails com informações importantes. E essa comunicação pode e deve ser mantida mesmo após o paciente finalizar o tratamento contratado na clínica. 

Muitas empresas acreditam que a comunicação pode ser encerrada nesse momento, pois o cliente deixou, de certa forma, de ser um cliente. Porém, é aí que está o erro. Quando a clínica mantém um contato, seja por e-mail, mensagens no WhatsApp ou SMS, a relação com aquela pessoa continua se fortalecendo. 

Assim, quando ela precisar novamente de um serviço de saúde, ela com certeza lembrará imediatamente da clínica que já a atendeu em outras situações e que continuou mantendo contato. 

Pouco interesse em feedbacks

Ouvir o que o paciente tem a dizer é sempre uma boa estratégia, pois só assim é possível entender o que precisa ser melhorado e o que já está sendo feito com qualidade. Quando a clínica não busca pelo feedback dos pacientes, a chance de persistir nos mesmos erros é grande. 

Mas quando a empresa busca ouvir o que os pacientes têm a dizer, fica mais fácil saber, por exemplo, se algum profissional está realizando um atendimento ruim ou se a clínica precisa investir em novas especialidades para atender a demanda. 

Enfim, ao ouvir o público, a clínica aumenta as chances de fidelizar os atuais pacientes e atrair novos clientes para a empresa. Dessa forma, uma dica é enviar questionários por e-mail ou WhatsApp, convidando o paciente a dar notas para alguns aspectos da clínica. 

Também é possível realizar algumas perguntas no próprio atendimento da recepcionista com o paciente, antes ou após a consulta com o médico. E há, também, a possibilidade de questionários impressos, para os pacientes responderem enquanto aguardam serem atendidos. 

Há muitas formas de coletar essas feedbacks e independente de qual seja a maneira escolhida, o importante é não deixar de realizar essa ação e se preocupar, sempre, com o que os pacientes têm a dizer. 

Falta de tecnologia nos processos

Realizar um atendimento ao paciente com qualidade, significa estar sempre investindo em melhorias. Entre essas melhorias, a tecnologia deve ser considerada prioridade. Até porque, clínica parada no tempo reduz as chances de crescer em um mercado tão competitivo quanto o da saúde. 

Hoje, com o avanço da tecnologia, as clínicas digitais, que utilizam tecnologia em seus processos, melhoram a gestão, otimizam o trabalho da equipe, entregam mais qualidade no atendimento aos pacientes e se destacam da concorrência. 

Imagine, por exemplo, uma clínica que não possui uma gestão eficiente dos prontuários dos pacientes. Isso, com certeza, afeta a qualidade dos atendimentos realizados. 

Mas isso deixa de ser um problema quando a clínica investe em tecnologia e implementa ferramentas eficientes, como o prontuário eletrônico, que permite arquivar todo o histórico dos pacientes de forma prática, segura e personalizável. 

Mas claro que a tecnologia vai além, possibilitando implementar outros muitos benefícios no dia a dia de uma clínica, ajudando a impulsionar resultados e conquistar com mais facilidade o público-alvo.

Conheça as melhores ferramentas para sua clínica

E falando em tecnologia, é importante que a clínica invista em ferramentas que atendam às necessidade da clínica. Hoje, quando falamos em melhorar o atendimento ao paciente, o Clínica nas Nuvens, software para clínicas, é uma das melhores opções do mercado, por conta das inúmeras funcionalidades que oferece. 

Entre os benefícios do sistema, está a possibilidade de integração com o Nina, sistema de confirmação de agendamentos via WhatsApp e telefone, que ajuda a melhorar ainda mais a comunicação entre empresa e clientes. Com essas ferramentas, com certeza, a clínica só tem a crescer!

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