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Entenda o que é a NPS para clínicas

A NPS para clínicas é tão importante quanto para outros setores. A sigla para Net Promoter Score, o Índice Líquido de Promotores, é uma ferramenta de medição dos níveis de satisfação dos clientes. No caso das clínicas, ela serve para os pacientes avaliarem a qualidade do atendimento e consultas.

No texto a seguir você vai conhecer mais detalhes sobre essa ferramenta, sua importância e como utilizá-la em sua clínica

Boa leitura!

O que é a NPS?

A Net Promoter Score é uma metodologia criada em 2003, a partir de diversos estudos. Esses estudos buscaram compreender a melhor forma de avaliar a qualidade de um produto ou serviço. 

Todas as perguntas são objetivas e devem ser respondidas em uma escala de 1 a 10. As perguntas variam de acordo com o segmento da empresa. Vamos dar um exemplo para ficar mais claro:

Em uma escala de 1 a 10, quanto você recomendaria esta clínica para um familiar?

Dessa forma, sendo 1 o mais insatisfeito possível, ou seja, não recomenda a clínica. Do outro lado, 10 é o mais satisfeito, recomendando fortemente a clínica. 

Dito isso, a partir dos resultados dessa pesquisa, é possível identificar o tipo de cliente que a sua empresa possui. Aqueles que atribuem a nota de 0 a 6, são os chamados detratores. Esse tipo foi impactado negativamente pela sua empresa, podendo ser difícil reconquistá-lo. 

Os que atribuem a nota entre 7 e 8 são os neutros. Como o próprio nome diz, eles não necessariamente odiaram o seu serviço, mas não se interessam o bastante para trazer comentários. 

Os clientes que atribuem nota 9 ou 10 são os promotores. Esses clientes gostam do seu produto ou serviço e os recomendam. 

Qual é a importância da NPS para clínicas?

A NPS para clínicas é uma ferramenta valiosa, se utilizada corretamente, é claro. Uma boa relação entre os pacientes e a clínica é algo importante a ser conquistado. Além de ser financeiramente bom para as clínicas fidelizar seus pacientes. 

Essa ferramenta é útil para a melhoria da sua clínica, já que pode apontar seus erros e acertos. A partir da nota do seu NPS, é possível entender os tipos de pacientes e padrões comuns. Somente com a análise desse índice é possível solucionar problemas existentes ou aqueles que podem acontecer em breve.

Como utilizar a NPS para clínicas?

Há diversas formas de aplicar a NPS para clínicas. A mais tradicional é por meio de formulários. Com esse meio é possível enviar para os pacientes em qualquer momento do atendimento.

Lembre-se de ser objetivo e fazer perguntas que terão um impacto real para a melhoria da sua clínica. Além disso, muitas perguntas podem causar o desestímulo do paciente ao responder.

Como a Nina pode te ajudar?

A Nina é um software de confirmação de presença em consultas. Mas, além disso, ela tem diversas outras ferramentas que auxiliam a sua clínica. 

O software automaticamente envia lembretes e confirma a consulta com os pacientes, evitando o cancelamento sem aviso prévio. Logo após a confirmação e a consulta a plataforma envia para o paciente a pesquisa. 

Gostou do que a Nina proporciona para sua clínica? Se sim, confira em nosso site mais sobre o sistema de confirmação de consultas e outras ferramentas presentes na plataforma! 

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