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Nina

confirmação de consultas

Confirmação de consultas: boas práticas para mais eficiência

A confirmação de consultas é uma alternativa útil para as clínicas onde há o cancelamento de consultas sem antecedência. Esta prática é eficiente para lembrar ao paciente da sua consulta, evitando atrasos ou cancelamento tardio. 

Porém, a realização da confirmação de consultas precisa ser feita com excelência, para alcançar os resultados esperados. No texto a seguir você conhecerá algumas práticas que farão toda a diferença na sua clínica. Confira! 

O que fazer para ter uma confirmação de consultas mais eficiente? 

1. Preenchimento de dados para contato

As boas práticas para uma confirmação de consultas eficiente começa desde o agendamento. Seja por onde for o agendamento, por telefone, mensagens ou no site da clínica, ele deve ser completo. 

Isso quer dizer que, ao marcar a consulta, os dados do paciente são essenciais para posteriormente confirmar a consulta. O paciente além de informar seus dados médicos e motivo da consulta, deve incluir seus contatos. 

Quanto mais formas de comunicação forem incluídas no cadastro, mais fácil será a comunicação entre paciente e clínica. Dessa forma, a confirmação será mais eficiente. 

2. Aviso com antecedência

Uma prática simples que tem mostrado bastante eficácia é confirmação e lembrete com antecedência. 

Estes avisos podem ser feitos realizando a confirmação da consulta com dois dias de antecedência. E para potencializar ainda mais essa prática, é necessário o envio de um lembrete, com um dia de antecedência. 

Com essas duas práticas de aviso antecedente, os índices de confirmação na sua clínica irão aumentar significativamente. 

3. Meios de comunicação

Visando a comunicação entre os pacientes e a clínica, uma prática eficiente é melhorar o desempenho dos meios de comunicação. Isso quer dizer que a sua clínica deve ser acessível e buscar formas de melhorar seus meios de comunicação. 

Uma forma de fazer isso é o omnichannel, que é, basicamente, integrar diferentes meios de comunicação. Esse conceito busca oferecer uma melhor experiência para o paciente, e vai desde o primeiro contato, pelo site por exemplo, até a consulta dentro da clínica. 

A comunicação entre todos os meios deve ser a mesma, para assim, o paciente sentir que está sempre em contato com uma única pessoa. Utilizando este conceito na sua clínica a taxa de respostas das confirmações e lembretes é maior. 

Utilizar o WhatsApp como uma das integração do omnichannel para confirmação de consultas a taxa de resposta é de 80%. Sem a utilização deste conceito de comunicação, essa taxa cai para 20%. 

Somente com esses números, já é possível entender os motivos pelos quais a melhoria no desempenho dos meios de comunicação é necessária. 

Por que minha clínica deve ter um sistema de confirmação de consultas?

A confirmação de consultas é essencial para que a sua clínica funcione dentro dos conformes. Com ela, é possível lembrar os pacientes e garantir uma consulta sem problemas. 

Vamos te apresentar uma solução que garante todos esses benefícios com eficiência. A Nina é um sistema de confirmação de presença que funciona através de diversos meios de comunicação. Entre eles estão o WhatsApp, email e telefone. Para conhecer mais, é só acessar o site

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