
Como otimizar o agendamento de consultas dos pacientes?
Aliando a um bom tratamento médico, um atendimento de excelência e humanizado que começa na recepção, pode transformar a sua clínica em uma referência para o mercado. Para realizar esse tipo de ação, você pode iniciar com mudanças básicas, como por exemplo, otimizar o sistema de agendamento. Essa prática melhora a rotina dos recepcionistas, pois diminui a sobrecarga de trabalho, aumenta a confiança e também fideliza os pacientes.
A desorganização na agenda de consultas pode causar desconforto e insatisfação nos pacientes da sua clínica e até mesmo fazer com que eles procurem outro profissional. Para que você não sofra com esses problemas, separamos 3 dicas para otimizar essa prática:
- Disponibilize agendamento online: Clínicas que disponibilizam agendamento online costumam ter destaque em relação a concorrência por oferecer maneiras modernas e práticas para agendar consultas e procedimentos.
- Tenha uma equipe preparada: Otimizar o atendimento é uma prática que requer uma equipe de atendentes alinhada para oferecer a melhor experiência para os pacientes. Para isso, o gestor deve investir em desenvolver treinamentos e capacitar os seus colaboradores.
- Confirme as consultas com antecedência: Evitar faltas em consultas já agendadas auxilia diversas clínicas a otimizarem seu agendamento por permitir que esse espaço seja preenchido com outros pacientes.
Agendamento online: como funciona?

Agora que você sabe um pouco mais sobre boas práticas para otimizar o agendamento de consultas, é hora de entender porque a tecnologia é uma grande aliada nesse processo. Tudo começa pelo Agendamento Online:
Como o nome já explica é a forma digital — e online — da tradicional agenda, item bastante utilizado em clínicas para organizar os atendimentos. Pode ser utilizado para a organização de consultas ou exames, sendo uma ótima ferramenta para o setor de atendimento da clínica.
Existem diversas formas de ter e acessar uma agenda online, seja por meio de aplicativos de celular ou softwares, no caso dos computadores.
Além da organização das consultas, a diminuição de faltas dos pacientes é significativa com a Agenda Online. O processo de organização dentro de uma clínica é processo cíclico, ou seja, qualquer erro pode interferir em outros setores.
Nesse caso, um erro no atendimento impacta as atividades do médico, por exemplo. Portanto, com a melhoria na organização de consultas, os resultados positivos podem ser vistos na diminuição do absenteísmo dos pacientes.
Confirmação de presença
Com o fácil acesso a agenda online e a atual situação de cada paciente, é possível enviar lembretes ou confirmações. Dessa forma, as taxas de presença aumentam e o funcionamento da clínica melhora. Separamos 4 motivos para você aderir ao sistema de confirmação de consultas:
- Reduza a quantidade de pacientes que não vão à consulta agendada;
- Organize melhor a agenda do profissional, alocando outras pessoas, quando houver brecha;
- Otimize o faturamento da clínica, dado que os profissionais recebem por hora trabalhada, e, ainda, cada vaga deixada em aberto na agenda é menos um valor recebido;
- Melhore a experiência do paciente, visto que, no momento em que é lembrado sobre a consulta, ele percebe a preocupação da clínica para com ele.
Encontre a Solução
Vamos te apresentar uma solução que garante todos esses benefícios com eficiência. A Nina Tecnologia possui o Confirmation Call, que é um sistema de confirmação de presença que funciona através de diversos meios de comunicação. Entre eles estão o WhatsApp, email e telefone.
Pode ser integrado com Tasy Philips, Feegow Clinic, TOTVS, RealClinic e API no padrão Rest que permite fácil integração com qualquer sistema. Além disso, é possível personalizar textos, dias de antecedência, habilitar ou desabilitar médicos e procedimentos.
Gostou deste conteúdo? A Nina Tecnologia é uma empresa especializada em organizar o setor de atendimento de seus clientes, utilizando inteligência artificial e tecnologia de ponta. Entre em contato conosco para saber mais!