Gerencie as confirmações de sua clínica na palma da mão com o nosso aplicativo.

Nina

Melhores práticas de confirmação de presença em consultas e exames!

Saiba como turbinar o atendimento de sua clínica utilizando tecnologia e processos bem definidos de atendimento.

O absenteísmo é uma dor de cabeça muito forte para o gestor de clínica, impactando diretamente na receita da empresa e na qualidade do atendimento ao paciente. Este problema faz com que muitas clínicas e hospitais tenham que investir tempo e dinheiro em call center para confirmação de presença. A pergunta que fica é, há resultado efetivo? Será que o investimento traz o retorno esperado?

Qual a melhor tecnologia e processo para trazer resultado efetivo contra o absenteísmo?

Antes de falar de tecnologia e processo na confirmação de presença, é importante entender a direção em que as tecnologias da comunicação estão caminhando. No Brasil, em 2019, cerca de 70% da população está conectada à internet de alguma forma, de acordo com  relatório Digital in, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, além desse indicador, 66% da população brasileira está conectada às redes sociais.

Este relatório também aponta que o brasileiro gasta em torno de 9 horas e 29 minutos do dia dele conectado à internet, ou seja, as tecnologias de comunicação estão migrando para o mundo omnichannel, caracterizado por menos chamadas telefônicas e mais redes sociais e aplicativos de comunicação.

A melhor estratégia é unir tecnologia omnichannel que combine os mais diversos meios de comunicação utilizados atualmente com um bom processo de atendimento receptivo para obter sempre os dados atualizados dos pacientes.

O mundo ideal é um processo automatizado no qual o sistema omnichannel entra em contato com o paciente, interpreta a resposta e, de forma integrada ao sistema de gestão da clínica, atualiza o status de confirmação do agendamento. 

Quais são as melhores práticas para turbinar a taxa de presença e ter um resultado efetivo?

  • Sistema omnichannel: comunicação por WhatsApp, SMS, e-mail, chamada telefônica, push notification e outros;
  • Atendimento receptivo humano com as devidas orientações para obter os dados dos pacientes atualizados;
  • Sistema de confirmação de presença integrado ao sistema de gestão da clínica;

O que é bom, pode ser ainda melhor…

  • Lembrete por WhatsApp ou push notification – Envie uma mensagem de lembrete ao paciente com os dados do agendamento confirmado;
  • Sistema de check-in online para atualizar os dados do paciente sem a necessidade do check-in presencial formando filas enormes;
  • Sistema de NPS – (Net promoter score) para entender se o que está sendo feito, se na percepção do paciente realmente está bom.

Como implantar essas práticas?

Temos um sistema completo para automatização da jornada de atendimento ao paciente, desde o agendamento com chatbot, passando pela confirmação de presença com check-in online, até a avaliação de atendimento. Nossa solução já é integrada aos grandes softwares de gestão de clínica, como Philips – Tasy, Feegow Clinic, RealClinic, Netpacs, Livemed, entre outros, facilitando sua implantação. Entre em contato conosco para fazer a sua avaliação gratuita da ferramenta.

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